O artigo publicado pelo Geólogo Luciano Seixas Chagas faz uma análise do potencial de descobertas de novas reservas de petróleo e gás natural, em bacias marítimas do Sudeste, ao longo do litoral da Bahia (Jequitinhonha, Camamu-Almada e Jacuípe), da Bacia de Sergipe, águas profundas, além de considerar, também, as bacias da margem equatorial do Brasil.
Geólogo Luciano Seixas Chagas
Em área mais próxima à Bahia, a Petrobras declarou recentemente, a comercialidade de sete novos campos produtores na Bacia de Sergipe, em águas profundas, o que potencializa a pesquisa na Bacia do Jacuípe, ao longo do litoral norte do estado, que guarda similaridades geológicas com a Bacia de Sergipe.
As bacias marítimas baianas ainda podem ser consideradas como pouco exploradas, tendo, até então, apenas uma acumulação comercial, representada pelo Campo de Manati, na Bacia de Camamu, produtor de gás natural desde janeiro de 2007, quando iniciou a produção com cerca de 8 milhões de m³/dia. Atualmente, a produção é da ordem de 3,5 milhões de m³/dia.
Portanto, especialmente, com o avanço da tecnologia e uso da Inteligência Artificial, é muito provável que, novas reservas venham a ser identificadas no nosso litoral, iniciando um novo ciclo da atividade de P&G na Bahia, seguindo o exemplo do Estado do Sergipe.
Ao final da entrevista, o Geólogo Luciano pontua sugestões para o desenvolvimento do setor, destacando a necessidade de inventariar os recursos petrolíferos, eventualmente, existentes, para orientar o planejamento e estimular os investimentos.
Para ler a entrevista completa no site PetroNotícias, acesse https://petronoticias.com.br/costa-do-nordeste-tem-promessas-atraentes-de-novos-recursos-de-oleo-e-gas-afirma-geologo/ .